Na madrugada de domingo, 15 de dezembro de 2024, o Ciclone Tropical Intenso atingiu diversas regiões de Moçambique, incluindo o distrito de Mecufi, onde está localizada uma das comunidades das Irmãs de São José de Chambéry, Província do Brasil.
Apesar dos danos causados à casa das Irmãs, o espaço tornou-se um refúgio para muitas pessoas desabrigadas, incluindo crianças, mulheres e um idoso gravemente enfermo. Em meio ao cenário de destruição, as Irmãs Joana e Josiane relataram o esforço para oferecer acolhimento e cuidados básicos, como roupas secas e lençóis, para aquecer aqueles que buscavam abrigo.
“Acreditamos que a força de Deus e as orações de nossas Irmãs e irmãos missionários, do povo de Deus, e de toda a Congregação nos sustentaram nesse momento de provação”, afirmaram as Irmãs.
Elas também expressaram solidariedade às famílias das vítimas e às pessoas feridas, destacando a resiliência e a esperança do povo moçambicano. “Deus, em sua infinita bondade, derrame suas bênçãos de paz e coragem sobre todos aqueles que precisam recomeçar.”
Como ajudar:
Nos próximos dias, será divulgada uma forma concreta para colaborar na reconstrução das comunidades afetadas. Acompanhe nossas redes sociais e o site para saber como participar dessa mobilização de solidariedade.
Confira as fotos de como ficou o distrito e sobre o acolhimento em Mecufi: