Novo espaço amplia os serviços de saúde e celebra o legado histórico das religiosas em Pinto Bandeira
Inaugurado este ano, o Centro de Saúde Irmãs de São José é um marco na história local que presta homenagem à Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, reconhecida por seu legado de mais de um século de dedicação à saúde e educação na comunidade.
Com uma equipe composta por 30 profissionais de diversas áreas, o novo centro de saúde conta com infraestrutura moderna, incluindo uma sala de observação, uma sala de urgência, uma sala de administração de medicação, uma sala de curativos, oito consultórios, uma sala de imunizações, farmácia, recepção, triagem, posto de enfermagem, sala de dentista, sala de fisioterapia, área administrativa, sala de reuniões, e um espaço coberto para veículos com cercamento.
A cerimônia que oficializou o nome reúne autoridades e representantes da comunidade, como o prefeito Hadair Ferrari, o vice-prefeito Adilso Antônio Salini, a secretária da Saúde Juliane Ferrari Guizzo, o presidente da Câmara de Vereadores Deonildo Angheben, e o reitor e pároco do Santuário Nossa Senhora de Pompéia, Pe. Clovis Luiz Rombaldi. A Superiora Provincial da Congregação, Irmã Maria da Consolação Rocha Coelho, acompanhada do conselho provincial e suas conselheiras, além das Irmãs Leonor Turmina e Gema Panazzolo, da comunidade local.
Durante a solenidade, o prefeito Hadair Ferrari ressalta o significado da obra para Pinto Bandeira. “Esta é uma conquista de toda a comunidade, fruto do sonho, planejamento e esforço coletivo. Nosso reconhecimento é para todos que tornaram isso possível. E, especialmente, para as Irmãs de São José, que, com tão poucos recursos, ofereceram tanto à nossa população”, diz.
Uma história de dedicação
A homenagem às Irmãs de São José remonta ao início de sua atuação em Pinto Bandeira, então Nova Milano, em 1906. Vindas de Garibaldi, as religiosas fundaram a escola São José, que iniciou suas atividades atendendo mais de cem alunos, dos quais apenas quatro sabiam ler. Além da educação, elas se destacaram na área da saúde, com serviços médicos, enfermaria e farmácia na Casa das Irmãs, atendendo às necessidades da população. “É justo reconhecermos essa história ao dar o nome das Irmãs de São José a este centro de saúde”, declara a secretária da Saúde, Juliane Ferrari Guizzo. “São 118 anos de contribuição incansável, um legado que inspira e guia o nosso trabalho na promoção do bem-estar de Pinto Bandeira”, declara.
Palavras de gratidão
Durante o evento, a Superiora Provincial da Congregação, Irmã Maria da Consolação Rocha Coelho, se diz emocionada. “Para nós, Irmãs de São José de Chambéry, é uma grande alegria e honra receber esta homenagem. Estamos presentes em Pinto Bandeira há 118 anos, convivendo com este povo acolhedor e generoso. Que esta casa de saúde seja um espaço de cuidado, acolhimento e recuperação para toda a comunidade. Agradecemos profundamente este reconhecimento e reafirmamos nosso compromisso com esta terra e seu povo”, comenta.
O evento também conta com uma apresentação do hino de Pinto Bandeira, interpretado por Evaristo Dalla Costa, reforçando o espírito de celebração e unidade entre os presentes.
Com o Centro de Saúde Irmãs de São José, Pinto Bandeira dá mais um passo em direção à ampliação e qualificação dos serviços de saúde, ao mesmo tempo em que preserva e exalta a memória daqueles que marcaram a história do município com dedicação e fé.
Nathielly Paz - Pinto Banderira /RS