Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Stella Maria da Fonseca
Imagem da irmã

Stella Maria da Fonseca

Estrela de nascimento 20/12/1932
Cruz de falecimento 15/07/2024

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

Núcleo Sagrada Familia

Irmã Stella Maria Da Fonseca

(Maria Arilde da Fonseca)

* 20/12/1932

+ 15/07/2024

Tudo posso Naquele que me conforta“.  Fl  4,13

“Toma-me, Senhor, como sou e devolve-me como Tu és.”

 

Aparados da Serra – Bom Jesus/RS - Dezembro de 1932. Alegria e expectativa na Família Kramer da Fonseca! Menina ou menino? Chegou, enfim, o dia. Em 20 de dezembro de 1932, nascia uma linda menina. Seus pais, Fortunato Ivo da Fonseca e Guilhermina Kramer da Fonseca, deram–lhe o nome de Maria Arilde da Fonseca.

Cristãos fervorosos, seus Pais a levaram para ser batizada, aos 10 de março de 1933, na Paróquia Bom Jesus e, poucos dias depois, recebeu o Santo Crisma.

Ainda menina, Maria Arilde sentiu o desejo de ser Irmã como Irmã Paula da Cruz que conhecera na oportunidade em que seus pais levaram seu filho, Jaime, para o Seminário de Caxias do Sul.

Stela Maria nos conta um pouco de sua vida: “Mamãe foi o gérmen de minha vocação. Em 1919, com apenas 13 anos de idade, mamãe foi cuidar de sua irmã, minha tia, Maria Luiza, internada no Hospital Pompéia de Caxias do Sul. Neste período, afeiçoou-se à Irmã Paula da Cruz que a preparou para a Primeira Comunhão. Mamãe tinha o desejo de ser Irmã de São José, mas ao retornar para Esmeralda, sua cidade natal, perdeu todo contato com as Irmãs. Foi então, que apareceram novos apelos e, graças a estes apelos, estou aqui. Meus Pais sempre pediam a Deus a graça de ter um filho padre e uma filha irmã. Orientados pelo Pároco de Bom Jesus, Pe. Gérard  de  Gruffy, francês, levaram-me para o Juvenato, em Flores da Cunha, onde continuaria meus estudos no Curso Primário. Eu sempre dizia que queria ser Irmã professora de música e pintura. Para mim, se aplicam as palavras do Senhor a Jr 1,4-5: “Antes que no seio materno fosses formada, eu já te conhecia; antes de  teu nascimento, eu já te havia consagrado”. Neste período de Juvenato, sofri muita saudade da família, pois eu tinha apenas 10 anos. A saudade era grande, mas persistia o desejo de ser irmã.

Concluída a etapa do Curso Primário, em Flores da Cunha, prestei Exames de Admissão ao Ginásio e, após um período de férias junto à Família, em fevereiro de 1945, fui para o Convento São José de Garibaldi, onde continuei meus estudos, cursando o Ginásio. Minha vocação foi amadurecendo, dia a dia. Chegado o tempo, solicitei meu ingresso na Congregação. Em 22 de fevereiro de 1950, fui admitida ao Postulado e, em 17 de outubro deste mesmo ano, iniciei o Noviciado, recebendo o nome de Ir. Stella Maria. Era o Ano Jubilar, em que o Santo Padre o Papa Pio XII, em 1º de novembro, promulgou o dogma da Assunção de Maria aos Céus.

Em 15 de dezembro de 1952, fiz os primeiros votos e, em 11 de fevereiro de 1958, consagrei-me, definitivamente, emitindo Votos Perpétuos de Pobreza, Castidade e Obediência.”

Após sua Primeira Profissão, em 1953, Irmã Stella Maria foi enviada para a Comunidade do Colégio Sévigné, onde continuou sua formação acadêmica no Curso Normal. Dotada de dons artísticos e musicais, formou-se também em Piano e Acordeão na Escola de Música de São Leopoldo/RS. Posteriormente, cursou Pedagogia com Orientação Educacional e Administração Escolar na Faculdade de Ijuí/RS.

Em fevereiro de 1959, foi transferida para a Escola Normal Regina Coeli, de Veranópolis, como professora de Música e Diretora da Escola. Os alunos queriam muito ter uma Banda Escolar. Irmã Stella Maria empenhou-se para que este sonho se realizasse. Seus Pais deram para a filha, há pouco formada, o presente de uma Banda Marcial.  Sob a regência de Irmã Stella Maria, os alunos se apresentaram com sucesso em datas especiais da Escola, nos eventos Municipais e, especialmente, na Semana da Pátria e na Semana Riograndense.  Durante 10 anos, Irmã Stella Maria dirigiu a Escola Normal Regina Coeli com dedicação e responsabilidade.

Em 1970, Ir. Stella Maria foi transferida para a Comunidade da Casa Provincial, em Porto Alegre, a fim de participar do Curso Ancilla Domini, promovido pela CRB, com duração de nove meses.

Eleita Conselheira Provincial, assumiu este serviço com total disponibilidade e amor, durante o período de 1972 a 1978.

Em fevereiro de 1976, foi designada Professora e Assistente de Direção no Ginásio São Luiz, passando a residir na Comunidade Medianeira, hoje Comunidade Nazaré. Em agosto deste mesmo ano, assumiu a direção do Ginásio São Luiz, missão que exerceu com responsabilidade, competência e muita dedicação.  Irmã Stella Maria era firme e decidida e, ao mesmo tempo, terna e acolhedora. Tinha um olhar especial para as crianças e alunos mais necessitados. Sua alegria era poder acolher cada um na sua realidade.

Ao deixar a missão junto à Escola, em fevereiro de 1987, exímia motorista, foi designada para o Educandário São João Batista, onde, com muito cuidado, transportava crianças com necessidades especiais, acompanhando-as ao médico, aos Hospitais para tratamentos específicos e à Igreja para celebrações religiosas.

Em agosto de 1988, concretizou o sonho de um Ano Sabático em Roma, residindo na Casa Geral. Participou de Cursos de Espiritualidade, Liturgia e Retiro que lhe deram novas forças para prosseguir com renovado ardor sua missão.

Ao retornar de Roma, em agosto de 1989, reassumiu sua missão no Educandário São João Batista, como coordenadora da Comunidade, professora de canto, motorista e Supervisora Geral do Educandário.  Dedicou-se também à Catequese das crianças, preparando-as para a Primeira Eucaristia.

No ano 2000, assumiu a administração da Casa de Férias, Praia Recreio, de Torres, que necessitava de reformas urgentes. Em 2002, com a supervisão de Irmã Stella Maria e a competência de seu sobrinho Engenheiro André Kramer Frasetto, nossa casa ficou confortável, simples e acolhedora.

Em 2006, Irmã Stella Maria retornou à Comunidade Nazaré, servindo-a generosamente como motorista e responsável pela manutenção da casa.

Em 2011, integrou a Comunidade São Luiz dedicando-se ao serviço de motorista, contabilidade da Comunidade e apoio às Celebrações Litúrgicas.

Bastante cansada e sua saúde necessitando de cuidados especiais e acompanhamento, em 12 de junho de 2018, passou a integrar a Comunidade Nazaré.

Em cada Comunidade por onde passou, deixou a marca da simplicidade, da disponibilidade, da organização e corresponsabilidade. Irmã Stella Maria dedicou muito amor à Congregação e era imensamente agradecida por todas as oportunidades de aperfeiçoamento pessoal e espiritual que lhe foram oferecidas pela Congregação.                      

“No desempenho de minhas funções, eu sempre me senti enviada para CONSTRUIR COMUNHÃO, pela vivência da CORDIAL CARIDADE, junto a minha Comunidade, aos Professores e Funcionários, ao Corpo Técnico e às crianças com necessidades especiais do Educandário São João Batista.”

“No exercício de minha missão, encontrei muitas dificuldades, mas sempre hauri força na oração, nos tempos fortes com o Senhor. Ele sabe de que barro sou feita e as mãos do Divino Oleiro me amoldam segundo o seu coração.”

Após alguns dias sentindo dificuldade de respirar, foi usado oxigênio e assim teve pequena melhora. Porém, após o jantar, inesperadamente, às 18h50min, partiu para o abraço com o Pai Celeste.  Irmã Stella Maria foi chamada e recebida pela Trindade Santa, no dia 15 de julho de 2024, com 91 anos de idade e 72 anos de Vida Religiosa Consagrada.

 

Irmã Stella Maria,

Partiste para a casa do Pai, mas conosco fica o testemunho de tua simplicidade,

 alegria, disponibilidade, dedicação, coragem e, diante das dificuldades,

sempre firme, decidida e, ao mesmo tempo, terna e acolhedora.

O amor que dedicaste à missão educativa seja estímulo para exercermos,

corajosamente, a missão que Deus nos confiou. Segue na paz do Senhor, e

intercede por teus familiares e pelas pessoas que te cuidaram e te assistiram.

 

                                                                            Porto Alegre, 15 de julho de 2024.