Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Maria Eva Soffiatti
Imagem da irmã

Maria Eva Soffiatti

Estrela de nascimento 13/10/1929
Cruz de falecimento 24/05/2024

Província da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

Núcleo “Caminho Novo”

IRMÃ MARIA EVA SOFFIATTI

* 13/10/1929

+ 24/05/2024

  

“Irmãs de São José, um mesmo apelo a seguir a Cristo e a participar de sua missão nos congrega em Comunidades fraternas.”

(Constituições das Irmãs de São José)

 

Essas duas dimensões de vida: “Seguir a Cristo” e “participar de sua missão” foi um desafio na vida Consagrada de Irmã Maria Eva Soffiatti.

 

Maria Eva nasceu em outubro, dia 13 de 1929 em Lagoa Vermelha. Filha de Angelo Soffiatti e de Antonia Menin foi a única filha mulher dos oito filhos do casal.

 

Segundo seu próprio depoimento, a família era unida, solidária, de oração e fé. Além dos filhos, a família acolheu mais três meninos órfãos. Essa atitude dos pais marcou muito a vida de Irmã Maria Eva.

 

Desde a infância, sentiu o desejo de se consagrar a Deus na Vida Religiosa. Em vista das dificuldades que a família enfrentava, os pais sempre adiaram sua saída de casa. Mesmo assim, na certeza de que Deus a chamava, Irmã Maria Eva não desanimava e perseverava na oração.

 

Momento muito difícil foi a doença da mãe que disse à filha: “Reze para eu melhorar ou para que Deus venha me buscar. Assim você fica livre para seguir sua vocação.” Mas foi somente quatro anos depois da morte da mãe, aos 21 anos de idade, que Maria Eva conseguiu entrar no Postulado em Garibaldi, na Congregação das Irmãs de São José. Após o primeiro engajamento, como Irmã de São José, em 1952, trabalhou nos Hospitais de Antônio Prado, de Seara SC, de Veranópolis e de São Marcos. Destacamos os 23 anos dedicados ao serviço dos doentes no Hospital Psiquiátrico São Pedro em Porto alegre.

 

Quando falava de sua missão junto aos doentes, dizia: “Sinto-me feliz por ter colaborado na recuperação da saúde de muitas pessoas e por ter introduzido gradativamente a parte religiosa no atendimento aos doentes no Hospital como Ministra da Eucaristia”.

 

Irmã Maria Eva salientou-se também na Pastoral Popular nas Comunidades em Viamão e Vila Intersul, Alvorada. Atendia os pobres dessas comunidades, participava do Clube de Mães, horta caseira, dava iniciação escolar às crianças e assessorava o grupo da animação litúrgica. Dedicou-se com zelo à Pastoral da Criança onde ela mesma preparava as líderes em vista da continuidade dessa Pastoral quando ela já não estivesse na comunidade.

 

Soube aproveitar das oportunidades que lhe eram oferecidas pela Congregação para crescer como pessoa, na missão e na experiência de Deus. Para ser fiel ao lema de vida: “Tudo posso naquele que me conforta” (Fil 4, 13) procurava ser fiel à oração pessoal e comunitária, dedicava tempo à leitura, era assídua aos sacramentos da Eucaristia e Confissão.

 

Irmã Maria Eva se salientava pela paz, pela tranquilidade, pela doação silenciosa e pela afabilidade em suas falas. Aprendendo de Jesus que disse: “Vim para servir e não para ser servido”, dedicava-se com amor ao serviço por mais simples ou difícil que parecesse.

 

A mensagem que deixou às Irmãs por ocasião da celebração do Jubileu de Ouro de Vida Consagrada foi: “ Continuemos, Irmãs, procurando fazer o que Deus quer a nosso respeito, sirvamos ao Senhor com alegria, doando nossa vida em favor dos menos favorecidos”. Na mesma ocasião dizia: “Sinto uma alegria indescritível e uma necessidade imensa de agradecer a Deus tão presente no passado e no agora de minha vida. A Ele minha eterna gratidão! ”

 

Nesse dia em que Irmã Maria Eva responde ao chamado eterno de Deus, com ela queremos rezar a oração que ela mesma fez e rezava durante sua vida: “Pai, derrama teu Espírito sobre a Congregação, concede-nos nova visão da tua glória, nova experiência da tua força, nova fidelidade à tua Palavra e nova consagração ao teu serviço de modo que teu amor possa crescer e o teu Reino venha a nós.”

 

Em 2019, passou a residir na Casa Nazaré em Caxias do Sul pois sua saúde exigia maiores cuidados e uma presença constante das cuidadoras.

 

Faleceu no dia 24 de maio de 2024, com 94 anos de idade e 71 de Vida Religiosa Consagrada.

 

Querida Irmã Maria Eva, nossa gratidão será para sempre. Teu testemunho continua sendo luz no nosso caminhar. Intercede pelos teus familiares e amigos e pela Congregação que te acolheu e que tanto amavas e servias com zelo e amor. Fique na paz e na felicidade eterna junto de Deus.

 

                                                         Caxias do Sul, 24 de maio de 2024.

 

 

Nota: A pedido da família, a Irmã Maria Eva Soffiatti será sepultada no Cemitério da Comunidade São José, em Nova Araçá/RS.