Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Liliana Ciotta
Imagem da irmã

Liliana Ciotta

Estrela de nascimento 17/12/1933
Cruz de falecimento 20/06/2024

PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL

NÚCLEO SAGRADA FAMÍLIA

       IRMÃ LILIANA CIOTTA

(Maria Victória Ciotta) 

* 17/12/1933

+ 20/06/2024

 

“O Senhor é meu pastor, nada me pode faltar.” (Sl 22)

 

Maria Victória Ciotta, filha de José Ciotta  e de Theresa Cervelin, nasceu em São Luís, 4º Distrito de Vacaria/RS,  no dia 17 de dezembro de 1933. Nascida numa família profundamente cristã, onde os valores evangélicos eram cultivados, a pequena Maria Victória, no dia 26 de dezembro, foi batizada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Prado/RS. Nesta mesma Paróquia, foi crismada, com três anos de idade, em 19 de abril de 1937, por Sua Excia. Dom Frei Cândido Maria, Bispo Prelado de Vacaria, por ocasião de sua Visita Pastoral.

Maria Victória cresceu num ambiente de fé e de trabalho, propício para o desenvolvimento da Vocação Religiosa Consagrada. A oração do terço em família era habitual. Nos fins de semana, o terço era rezado na Igreja Paroquial ou na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Ali, a menina Victória se encontrava com amiguinhas da Família Dotti.   

Seus pais, preocupados com a formação de sua filha, matricularam Maria Victória na Escola Rural do Distrito, onde cursou os primeiros anos do Curso Primário.  Conhecendo as Irmãs de São José, que fundaram a Escola São José em Antônio Prado, seus pais a matricularam como interna, nesta escola.  Foi ali que Maria Victória teve o primeiro contato com as Irmãs de São José.  Encantou-se com o modo de ser e de fazer das Irmãs e manifestou a seus pais o desejo de ser Irmã.  Por orientação das Irmãs, seus pais a levaram para Flores da Cunha, onde concluiu seus estudos primários. Para dar continuidade a seus estudos e firme no propósito de ser Irmã, Maria Victória foi para Garibaldi, em  nova experiência  vocacional.

Em 22 de fevereiro de 1952, foi admitida ao Postulado, 1ª Etapa de formação, no Convento São José de Garibaldi. Em 15 de dezembro do mesmo ano, foi admitida ao Noviciado, 2ª Etapa de formação, recebendo o nome de Ir. Liliana.  Após dois anos de Noviciado, fez Profissão Temporária aos 17 de dezembro de 1954, e, em 17 de dezembro de 1960, fez sua Consagração Definitiva emitindo os votos Perpétuos de Pobreza, Castidade e Obediência.

Após sua primeira Profissão, foi designada para exercer sua Missão no Hospital São Pedro de Porto Alegre. Inicialmente, dedicou-se aos serviços domésticos e ao estudo, cursando a Escola de Auxiliar de Enfermagem na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Em 21 de agosto de 1963, foi transferida para a Beneficência Portuguesa de Rio Grande/RS, como Auxiliar de Enfermagem, missão que exerceu, sucessivamente, no Sanatório Partenon de Porto Alegre, nos Hospitais: Nossa Senhora de Lourdes, em Veranópolis; Nossa Senhora de Caravaggio, em Jaquirana, e no Hospital São João Batista de Brochier.

Transferida para Guaíba em 1981, dedicou-se a atividades como Auxiliar de Enfermagem e Pastoral Popular. Atividades essas que desenvolveu, também em Rio Grande, no Colégio Santa Joana d’Arc e na Comunidade Santa Rosa.

Em 1997, retornando a Porto Alegre, integrou a Comunidade São José do Partenon e dedicou-se à Pastoral Popular. Seus conhecimentos, adquiridos na prática da Enfermagem, foram de grande valia nas visitas a doentes e idosos na Paróquia São Jorge.  Irmã Liliana era Ministra da Eucaristia, e como tal, levava aos doentes e idosos, não apenas o alimento da Eucaristia, mas também a Palavra de conforto, de esperança, de carinho do próprio Jesus Eucarístico. Dedicou-se também à Fraternidade Cristã de pessoas com deficiência.

A partir de 2005, foi designada para a Comunidade Madre Justina Inês, colocando-se a serviço das Comunidades de Porto Alegre, em resposta a diferentes necessidades: acompanhamento de Irmãs hospitalizadas, cuidado de Irmãs enfermas em casa, e serviços comunitários. Irmã Liliana viveu o Carisma de Unidade na simplicidade, na dedicação, na humildade, na disponibilidade, sempre atenta às necessidades de suas Irmãs de Comunidade, silenciosa, mas atuante.

Irmã Liliana era muito sensível às necessidades dos mais pobres. Sempre que possível visitava idosos e doentes. Conhecia as necessidades das famílias e, nos tempos vagos, dedicava-se a confeccionar cobertores de lã, casaquinhos, blusões que ela mesma levava para os mais pobres por ocasião da visita. Era muito amada por eles. Generosa, disponível, estava sempre pronta para atender às solicitações das superioras. Participava, com assiduidade, dos encontros comunitários, dos momentos de oração comunitária e dedicava tempo a sua oração pessoal.

Ela residiu ainda na Comunidade São José, na Rua Cachoeira, e colaborava na recepção da Comunidade Nazaré, residência de Irmãs idosas e/ou doentes. Em 2013, de saúde fragilizada, foi acolhida na Comunidade São Luiz, onde dividia  seu tempo em cuidados pessoais, cultivo espiritual, atividades de apoio e  trabalhos  de crochê e tricô, na sala de trabalhos manuais, destinados aos pobres e às missões.

Em janeiro de 2024, foi necessário transferi-la para a Comunidade Nazaré, a fim de ser melhor atendida em suas necessidades, por Irmãs, pessoal de enfermagem e cuidadoras, durante 24 horas ao dia. Aos poucos foi decaindo, e, às 11 horas, do dia 20 de junho de 2024, veio a falecer, com 90 anos de idade e 70 anos de Vida Religiosa Consagrada. Seu corpo será sepultado no Jazigo da Congregação, no Cemitério São José, à Rua Oscar Pereira, em Porto Alegre/RS.

Querida Irmã Liliana,

Lá do céu, onde estás, bem junto do Pai,

intercede pelas Irmãs da Congregação, por teus familiares,

pelas Irmãs e pessoal de enfermagem que te ajudaram durante a vida e doença.

Nós Irmãs de São José, somos agradecidas por tua vida de dedicação e serviço junto a doentes,

idosos, pobres, e necessitados de uma palavra, um remédio, uma ajuda.

Deus seja tua recompensa eterna!

 

Porto Alegre, 20 de junho de 2024.