Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Lilia Maria Bertão
Imagem da irmã

Lilia Maria Bertão

Estrela de nascimento 29/09/1929
Cruz de falecimento 20/06/2024

     

      PROVÍNCIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY NO BRASIL                                          

        NÚCLEO SAGRADA FAMÍLIA

 

                                                 Irmã Lília Maria Berton

                                                   (DAICI BERTON)

                                               * 26/09/1929

                                               + 20/06/2024

 

                          “Não temas, estou contigo!”(Jr.1,8)

Irmã Lília Maria Berton, filha de Felix Berton e Catarina Brandalize Berton, nasceu em Flores da Cunha/RS, aos 26 de setembro de 1929. Seus pais tiveram três filhas, sendo que duas, Edith e Daici, respondendo ao chamado do Senhor, seguiram a Vida Religiosa na Congregação das Irmãs de São José e a outra filha, Ana Maria, viveu apenas uma semana. Profundamente religiosos, seus pais levaram a menina Daici à Pia Batismal, em 27 de fevereiro de 1930, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Flores da Cunha. Na mesma Paróquia, foi crismada aos 04 de dezembro de 1936.

Como surgiu a vocação à Vida Religiosa de Daici? Assim ela nos conta: “Simplesmente, Jesus Cristo cruzou o caminho de minha vida. Chamou-me... Respondi. Tive total apoio de minha família: Mamãe e Avós (meu Pai já era falecido). Cresci em um ambiente de princípios e vivência cristã exemplares.” 

“Aos treze anos, entrei no Juvenato das Irmãs de São José, em Flores da Cunha, dando o meu primeiro passo para responder ao chamado de Deus; em 25 de fevereiro de 1949, fui admitida ao Postulado no Convento São José de Garibaldi e, em 18 de outubro do mesmo ano, fui admitida ao Noviciado, emitindo os Votos Temporários em 19 de outubro de 1951, depois de dois anos de Noviciado.”

Sua formação acadêmica iniciou em Garibaldi, onde concluiu o 1º Grau do Ensino Fundamental. Cursou o Magistério no Colégio Santa Joana d’Arc, em Rio Grande/RS. Na PUCRS de Porto Alegre, cursou Ciências Sociais e, na UNISINOS, fez especialização em História Contemporânea. Em sua formação religiosa, participou do Curso do CERNE – Centro de Renovação Espiritual, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil. Participou de retiros e encontros promovidos em nível Provincial.

Exerceu sua missão como professora, com muita dedicação, durante 35 anos, lecionando no Colégio Santa Joana d’Arc de Rio Grande, no Colégio Rainha da Paz em Lagoa Vermelha, onde atuou também como secretária; no Colégio São Luiz de Porto Alegre, no Ginásio São Francisco de Paula e no Colégio São José de Montenegro, onde, paralelamente, exerceu a função de contabilista. Concursada, lecionou em Escolas Públicas: Ginásio Industrial A.J.RENNER, em Montenegro, e na Escola de 1º e 2º Grau 1º de Maio, de Porto Alegre/RS.

Todas suas atividades foram marcadas pela dedicação incansável, decisão, persistência, disponibilidade, responsabilidade, capacidade de adaptação às circunstâncias, principalmente, quando trabalhou em Escola Pública, com exíguos recursos.

No exercício de sua missão, viveu momentos de muitas alegrias e também de muitos sofrimentos, encontrando força na Palavra do Senhor: “Ele me amou e se entregou por mim!”, e pela presença marcante de pessoas que me estimularam em momentos difíceis com preces, ajuda e acompanhamento fiel.

Profissionalmente, sentiu-se muito realizada, procurando ser, em seus ambientes de trabalho, testemunha do carisma da Irmã de São José, pela unidade, simplicidade, humildade, sempre consciente de suas limitações. Após sua aposentadoria, dedicou-se a serviços diversos como: secretária da Associação Educacional São José, auxiliar de tesouraria na CNBB e outras atividades comunitárias.

De sua experiência de Vida Comunitária, Ir. Lília Maria assim se expressou: ”Para mim, a vida comunitária é o maior desafio da Vida Religiosa Consagrada. Exige profunda fé. Por isso, acredito que abraçar a Vida Religiosa não deixa de ser um gesto de “loucura” e um constante desafio de acolhimento, de bem-querer, de aceitação das diferenças e de pequenas e grandes renúncias pessoais para que a unidade aconteça no convívio fraterno. Com a graça de Deus, apesar de minhas limitações, muito foi possível!”

Em Jesus Eucarístico, que muito amava, encontrou força na sua caminhada. Sempre que possível, participava da Celebração Eucarística. Na Sagrada Família, encontrou inspiração para sua vida: Maria, a Mãe acolhedora; José, seu companheiro de jornada.

Fazer a vontade do Pai sempre foi o sentimento  que a acompanhou nos momentos de dor e sofrimento, acolhendo a  fraqueza, a  incapacidade, a dependência como decorrência da própria vida.

Ao sentir-se enfraquecida e sentindo fortes dores, foi atendida na Emergência do Hospital Dom Vicente Scherer, na Santa Casa, POA. Medicada, teve alta. Entretanto, as dores continuaram e se tornaram, cada vez, mais intensas, exigindo nova hospitalização, onde foi submetida a novos exames e tratamento adequado. Tendo alta, nos primeiros dias de setembro de 2018, foi acolhida na Comunidade Nazaré, onde continuou recebendo os cuidados necessários, até o momento em que o Pai do Céu veio chamá-la para entrar na morada eterna.

Irmã Lília Maria acolheu, como graça e privilégio, seus 94 anos de vida e 73 anos de Vida Religiosa Consagrada. No dia 10 de junho, de súbito, foi acometida por um AVC hemorrágico, vindo a falecer no dia 20 de junho de 2024, na Casa de Saúde Nazaré, em Porto Alegre, RS, acompanhada de Irmãs e enfermeiras. Seu corpo repousará no Jazigo da Província, no Cemitério São José, na Rua Oscar Pereira, em Porto Alegre, RS.

 

ORAÇÃO

Querida Irmã Lília Maria, cremos que estás junto do Pai,

gozando da luz e da paz que Ele te preparou.

Obrigada por tua vida dedicada à educação e a outros serviços em escolas,

Província e Igreja, sempre para o Reino de Deus.

Intercede por nós e por toda a Congregação, para que possamos servir, fielmente,

a Deus e à Igreja, na alegria e na generosidade, e sejamos instrumentos

de paz e de amor. Pede a Deus por teus Familiares e pessoas amigas,

a fim de que tenham saúde, alegrias e bênçãos.

Pede a Jesus que abençoe e proteja as Irmãs e pessoal de enfermagem

 que te auxiliaram e te cuidaram, especialmente, na doença.

Descanse na paz do Senhor!

                                                                    

                                                                               Porto Alegre, 20 de junho de 2024.