Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Ernesta Guzzo
Imagem da irmã

Ernesta Guzzo

Estrela de nascimento 01/03/1925
Cruz de falecimento 12/06/2024

 Província da Congregação Das Irmãs De São José De Chambéry No Brasil

Núcleo Sagrada Família

 

Irmã Ernesta Guzzo

(Albina Guzzo)

                                                                                  * 01/03/1925

                                                                     + 12/06/2024    

 

“Fazer, em tudo, a Vontade do Pai.” (Jesus)

 

No dia 1º de março de 1925, na Freguezia Santo Antônio, em Guaporé, nasceu a menina que se chamou Albina. Seus pais, Cezar Guzzo e Ernesta Pedrini, de vivência profundamente cristã, tiveram 12 filhos: 7 homens e 5 mulheres. Albina era a 6ª da família.

No dia 03 de maio, mês de Maria, recebeu o sacramento do Batismo. Sua vocação à Vida Religiosa despertou quando o Pároco, ao visitar a Capela, perguntou ao pai se nenhuma das filhas desejava ser Irmã. Ao ser questionada pelo pai, Albina respondeu, logo, afirmativamente.

Aos 26 de fevereiro de 1947, iniciou o Postulado no Convento São José, em Garibaldi, e, no dia 08 de dezembro do mesmo ano, foi admitida ao Noviciado, recebendo o hábito e o nome religioso de Irmã Ernesta. No ano seguinte, no dia 09 de dezembro de 1948, fez sua Primeira Profissão Religiosa entregando-se, com alegria, totalmente a Deus no serviço ao Reino e ao próximo. Fez sua Consagração Definitiva no dia 08 de dezembro de 1954, festa da Imaculada Conceição de Maria.

Mesmo sem muito estudo e preparação, nos primeiros anos, Irmã Ernesta trabalhou como auxiliar de enfermagem nos hospitais: Beneficência Portuguesa, em Rio Grande, São Pedro de Garibaldi, Del Prete de Veranópolis e Sanatório Partenon, de Porto Alegre. Continuou sua missão de enfermeira na Comunidade São Luiz, especialmente no cuidado das Irmãs idosas e doentes. Em Jaquirana e na Vila Santa Rosa, em Rio Grande, dedicou-se à Pastoral Diocesana da Saúde e Pastoral Popular ensinando crochê, pintura e visita aos doentes. Na Comunidade Sévigné, foi Ministra da Eucaristia nas Capelas do Colégio e da Comunidade, dedicou-se, ainda, a fazer visita aos doentes na Santa Casa e a domicílio e a serviços comunitários diversos, como recepcionista e enfermeira.

Procurou expressar o Carisma da Irmã de São José, através do serviço da caridade fraterna, no cultivo da alegria na convivência fraterna e levando a Eucaristia aos doentes. Amava muito a Eucaristia, da qual fez o centro de sua vida. Seu grande desejo foi ser Irmã de oração vivendo na intimidade com Deus, estando aberta ao Espírito Santo, pronta para abrir a porta de seu coração aos apelos do Senhor.

Tinha devoção especial à Eucaristia, ao Sagrado Coração de Jesus e à Sagrada Família: Jesus, Maria e José.

Diante da doença, do sofrimento e da velhice, não se preocupava, mas buscava entregar seu coração nas mãos de Deus e acolher o que Deus desejasse dela. Tinha grande confiança no amor misericordioso do Pai.

O lema que norteou sua caminhada era: “Buscar em tudo a vontade do Pai. Meu alimento é fazer a vontade do Pai. Tudo a Jesus e Maria por amor.”

Ir. Ernesta sempre foi muito disponível, generosa, dedicada e gostava muito de ler. Nos últimos anos, a visão foi enfraquecendo e, não conseguindo ler, buscava assistir mais programas religiosos nos Canais de TV católicos: Aparecida, Rede Vida, Pai Eterno, Canção Nova, como Missas, Novenas, Terço e outros.

Em 2022, sentindo-se mais frágil, e dizendo que estava dando muito trabalho na Comunidade Sévigné, solicitou à coordenadora do Núcleo para ser transferida à Comunidade Nazaré, onde poderia ser melhor atendida e ter mais tempo para rezar e preparar-se para o último chamado de Deus. Quis celebrar seus 98 anos de vida na Comunidade Sévigné e, depois, foi levada, com alegria, no dia 15 de março de 2023, para a nova moradia.

Na Casa Nazaré, adaptou-se rapidamente e sentia-se muito feliz, de modo que até fez um roteiro para seu dia e, assim, não viver na monotonia: visitar as Irmãs em seus quartos, assistir a Missa na TV Aparecida, passar tempo com as Irmãs na sala, visitar Cristo Eucarístico na Capelinha e rezar o rosário (3 terços ao dia ou mais), aproveitando assim para fazer sua caminhada.

Há muito anos, havia sofrido um infarto e foi, então, necessário colocar um marcapasso. Era muito fiel às datas de revisão e consultas médicas.

Irmã Ernesta, rodeada de Irmãs e enfermeiras, ao som do canto: “Entrego minha vida a Ti, Senhor!”, veio a falecer às 14h, do dia 12 de junho de 2024, na Casa de Saúde Nazaré, na Av. Nonoai, 737, em Porto Alegre, com 99 anos de idade, e 76 anos de Vida Religiosa Consagrada a Deus e Seu Reino. Foi sepultada no Jazigo das Irmãs de São José, no Cemitério São José, na Rua Oscar Pereira, em Porto Alegre/RS.

 

IRMÃ ERNESTA!

Hoje, você disse, pela última vez, seu SIM a Deus para sua Páscoa eterna,

onde você está gozando das alegrias e glória do céu.

Sentiremos a sua falta, mas sabemos que você estará intercedendo por seus familiares, por nossa Congregação de São José, as Irmãs, enfermeiras, e pessoal da saúde que lhe cuidaram com carinho e amor.

Obrigada, por seu testemunho de alegria, amor aos doentes e pobres e

sua vida de oração e de amor à Eucaristia.

Descanse na felicidade do céu!

 

                                                       Porto Alegre, 12 de junho de 2024.