Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Carmelinda Pinzetta
Imagem da irmã

Carmelinda Pinzetta

Estrela de nascimento 15/07/1950
Cruz de falecimento 12/03/2025

Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil                                                                                                                                              Núcleo São José 

                                                                                                                   

Nome Civil: Carmelinda Pinzetta

Nome Religioso:  Ir. Carmelinda Pinzetta

* Nascimento:  15/07/1950

+ Falecimento:       12/03/2025

 

“O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM E ME ENVIOU

PARA CONCRETIZAR O PROJETO DE DEUS, ATÉ O CHÃO DOS OPRIMIDOS” - Lc 4,18-19

 

Na linha São Miguel do município de Xavatina em Santa Catarina, no dia 15 de julho de 1950, nasce Carmelinda, filha de Geremias Pinzetta e Maria Debastiani Pinzetta. Carmelinda é  a penúltima de nove irmãos. Logo nos seus primeiros dias de vida, foi levada à Pia Batismal e com 6 anos recebe também o sacramento do Crisma. Família de profunda fé, participantes vida da comunidade e em comunidade, incentivavam aos filhos a participarem juntos, pois amavam estar em comuidade e todas as noites fazia parte do ritmo da família a reza do terço  bem como a leitura da Sagrada Escritura e aos domingos a participação da missa ainda que rezada em latim.

 

Na família, havia insistência para a vivência dos valores como: o respeito, a justiça e o ser verdadeiro. Isto falava fundo em cada um dos membros da mesma. A família gostava de receber a visita dos padres pois estes incentivavam o seguimento à Vida Religiosa.  Desde criança, Carmelinda pensava em ser religiosa, mas não tinha coragem de sair de casa. Por ocasião das animações vocacionais que aconteciam na região, aumentava o desejo e a vontade em Carmelinda em ser
Irmã.

         
Em 1981 o desejo de Carmelinda começa a tomar forma, entrando no juvenato em Sananduva/RS. A ocasião, eram 22 jovens de diversas idades. Durante esse período de formação, foi conhecendo a vida do fundador e seu projeto, a espiritualidade e o Carisma da Congregação: “ Nada para si, mas tudo para o caro próximo” - Const 13 - O projeto de Jesus Cristo e a proposta do carisma do nosso Fundador, sempre facinaram Carmelinda. O desejo de trabalhar em vista deste sonho, nunca esmoreceu dentro dela.

 

No dia 27 de fevereiro de 1983, em Vacaria/RS, inicia a etapa do postulado e no dia 05 de fevereiro de 1884 inicia os dois anos de novicidado em Lagoa Vermelha/RS – período este de intensificar a oração pessoal e comunitária, tempo de conhecimento da Congregação através dos documentos, vivência comunitária, atividades pastorais, estágios para melhor conhecer e viver  a vida como Irmã. Sentindo ser isso que queria para sua vida, Carmelinda faz sua Primeira Profissão Religiosa como Irmã de São José de Chambéry no dia 25 de janeiro de 1986, na então Casa Provincial, em Lagoa Vermelha/RS. Com essa clareza do que queria para sua vida e missão, no dia 24 de maio de 1992, faz sua entrega definitiva como Irmã de São José de Chambéry na Igreja São Cristóvão no Bairro Monte Claro em Vacaria/RS.

 

Assim que fez sua primeira profissão religiosa, Carmelinda foi enviada a doar sua vida junto a Comunidade do Hospital Nossa Senhora da Oliveira em vários setores, entre eles como auxiliar de enfermagem. Trabalhou no Hospital Nossa Senhora da Oliveira por um período de 12 anos. Já em 1989, ainda trabalhando no Hospital, diz ter tido a grande graça de concretizar o grande desejo de viver junto aos pobres e passa a residir numa comunidade inserida, no Bairro Monte Claro em Vacaria/RS, juntamente com as Irmãs: Luisa Helena Michelin e Olimpia Migliavaca. Muitas foram as dificuldades, desafios e conflitos, mas a fé e muita oração sustentaram a opção.

 

          No ano 2000, início do Novo Milênio, Carmelinda foi indicada para ser coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança, missão que exerceu por um período de 8 anos. Serviço este, que a fez muito feliz por poder conhecer e preparar tantas lideranças, simples e pobres para trabalharem nas Vilas e Bairros, junto às gestantes, famílias e crianças excluídas. Vivendo neste contexto, aprendeu a renunciar as seguranças burguesas e experimentar a alegria de viver só com o necessário. Levando um estilo de vida simples, humilde, pobre e feliz no que era e fazia. Tinha certeza da presença constante de Jesus na Comunidade de Vida Religiosa e Comunidade povo, juntas construiam a história do Carisma na realidade em que se encontravam.

 

Carmelinda, pessoa de poucas muitas palavras, de voz suave, caminhar lento, mas empre com os olhos e coração voltado ara as pessoas que mais necessitavam. Gastou sua vida e energias para o bem de seu povo. Sempre muito atenta a atender as necessidades das pessoas no que se referia a saúde, oferecendo alternativas de cuidado atravém de xaropes e essencias naturais.

 

De forma surpreendente, rápida e inesperada, aparece em Carmelinda uma doença que a debilita rapidamente.

O mesmo Espírito que a chamou e  a conduziu para estar junto aos preferidos de Deus, foi conduzindo sua caminhada de entrega e de encontro definitivo que aconteceu no dia 12 de março de 2025 contando com 74 anos de vida e com 39 anos de Vida Religiosa Consagrada como Irmã de São José de Chambéry.

 

Ir. Carmelinda, obrigada por você ter existido, pela sua presença e seu testemunho de comprometimentos com os menos favorecidos.  Gratidão pelo privilégio de termos podido conhecer e conviver com você. Receba de Deus a coroa de tantos gestos de cuidado e carinho com a vida dos irmãos e Irmãs. Junto de Deus, olhe por seus familiares, amigos, pelo povo do Bairro Monte Claro, aqui de Vacaria que foram a “menina” de seus olhos e olhe por cada uma de nós, Irmãs de São José que ainda peregrinamos neste mudo e estamos na tentativa de assumirmos e vivermos de forma cad vez mais coerente a proposta de unidade e comunhão propostas pelo nosso querido fundador: Pe. Mèdaille.

O corpo de Ir. Carmelinda, por solicitação dos familiares, foi transladado para Xavantina/SC, onde foi velado e após a missa de corpo presente, seu sepultamento ocorreu junto ao jazigo da família.

 

 

Vacaria/RS, 12 de março de 2025.