Ícone do menu
Inicial Memorial da saudade Benjamina Maria Beal
Imagem da irmã

Benjamina Maria Beal

Estrela de nascimento 26/03/1935
Cruz de falecimento 11/06/2024

Província Congregação das Irmãs de São José de Chambéry no Brasil

- NÚCLEO SÃO JOSÉ -

 

 

Nome Civil:  Honorata Anunciata Beal

Nome Religioso: Irmã Benjamina Maria

 

* 26/03/1935

+ 11/06/2024

 

“O Senhor É Meu Pastor Nada Me Faltará.”

Sl 23

 

 

Em Marcelino ramos/RS na família de Beniamino José e de Judita Beal, nasceu uma pequena que recebeu o nome de Honorata Anunciata. De família profundamente religiosa levam a pequena a ser batizada no dia 10 de abril do mesmo ano na Paróquia São João Batista em Marcelino Ramos/RS, ali mesmo, recebe a o sacramento do Crisma em 1938, com apenas 3 anos de idade.

 

Sempre admirou a unidade que existia na família, o respeito entre o pai e a mãe. Mantinham um espírito de fé e oração, todas as noites, rezavam o terço juntos. Apesar da família numerosa, os pais souberam dar uma boa formação. Na humildade, nunca faltou nada do essencial a toda esta família. Sempre foi uma família muito acolhedora. Moravam perto da Igreja e nos dias de oração e missa na comunidade, a família preparava de 3 a 4 mesadas para servir o café e almoço para as pessoas que ali assavam e que vinham de longe para as celebrações. O padre sempre se hospedava na casa da família. As juvenistas das Irmãs de São José que moravam em Marcelino Ramos/RS, bem como os padres Saletinos sempre passavam para buscar frutas. Além dos 14 irmãos legítimos, os pais de Honorata adotaram outras 06 crianças que ficaram órfãos. Houve épocas que eram 04 famílias na mesma casa chegando a 32 pessoas.

 

No meio deste ambiente familiar foi despertando em Honorata o desejo de doar a vida de forma mais intensa ainda e esse despertar aconteceu por ocasião da sua Primeira Comunhão, pois este foi especial e lembrava com alegria a linda celebração. Neste dia, as Irmãs de São José estiveram visitando a comunidade e depois na sua casa e isso provocou uma felicidade muito grande em Honorata. Acabou conversando com as Irmãs e sentiu o despertar da vocação para a Vida Religiosa.

 

Honorata inicia sua caminhada formativa no Convento São José de Garibaldi com o Postulado iniciado no dia 18 de fevereiro de 1953, o noviciado iniciado no dia 15 de dezembro do mesmo ano,  etapa esta que marcou sua vida e era o que desejava há muito tempo, vindo a fazer sua Primeira Profissão Religiosa no dia 18 de dezembro de 1955 onde recebe o nome de Irmã Benjamina Maria, passo este assumido com vontade e coragem para estar a serviço da Congregação e do povo de Deus e fez sua entrega definitiva no dia 29 de janeiro de 1961, com uma linda cerimônia e sentindo que seu sonho de doar-se para o serviço do Reino de Deus estava se concretizando.

Após sua Primeira Profissão Religiosa, Ir. Benjamina é enviada a Nova Pádua, depois foi à Porto Alegre no RS, Seara e Concórdia em Santa Catarina, retornando ao Rio Grande do Sul onde trabalhou em Garibaldi/RS e em 1979, foi enviada à Mato Grosso do Sul e depois para Rondônia, onde atuou na pastoral até o ano de 1996. Em 1998 contribuiu na Casa geral em Roma até o ano de 2003. Em 2004, retorna para Rondônia e outros locais como Maranhão, Nova Andradina entre outros, sempre atuando na pastoral popular. Em 2019, retornando ao Rio Grande do Sul, fez parte do Núcleo São José, morando em Maximiliano de Almeida/RS e por alguns meses, em Sananduva/RS.

 

O fato de ir trabalhar em missão no Mato Grosso, foi uma de suas grandes alegrias, pois atuava junto ao povo nas Paróquias e capelas. Sentiu-se feliz também em trabalhar na Casa Geral em Roma, onde teve a oportunidade de conhecer a Itália e também a França, berço de nossa Congregação. Para Ir. Benjamina, tudo isso foi graça.

 

Ir. Benjamina buscava alimentar seu interior com as orientações da Congregação contidas nos documentos da Congregação, principalmente no que se refere a intimidade com o Senhor, a vivência do amor Trinitário, o apelo de viver a união entre nós, com Deus, com os outros para sermos a Congregação do grande amor de Deus. Também alguns textos bíblicos eram força em sua vida, entre eles o Salmo 23 onde o Senhor é nosso Pastor, o texto de Lucas, onde Maria se coloca como Serva do Senhor e o retrato da Primeira comunidade que se encontra em Atos dos Apóstolos. Sempre teve clareza que a missão fundamental da Irmã de São José é viver a Unidade e construir Comunhão entre nós, com Deus, com os irmãos e com o universo todo.

 

Ao celebrar 50 anos de Vida Consagrada, Ir. Benjamina assim se expressou: “Celebrar 50 anos de Vida Religiosa é uma grande alegria por ter vivido na fidelidade ao chamado de Deus no seguimento a Jesus Cristo e de poder participar de sua vida e missão como Irmã de São José, construindo comunhão junto às Irmãs nas comunidades e servindo os pobres com disponibilidade. Sempre me senti livre na minha entrega total. Quero agradecer o chamado que Deus me fez, por tantas graças recebidas e a alegria compartilhada junto às Irmãs, familiares, amigos e também pelas lutas e sacrifícios que superei nesta caminhada”.

 

Ir. Benjamina era uma pessoa acolhedora e disponível, sempre atenta às necessidades de quem estava ao seu redor. Capaz de pequenos gestos e delicadezas na comunidade e com as visitas que até a comunidade chegavam ou que ela visitava. Vivia e agia de forma humilde e simples, atitudes estas que marcava profundamente.

 

Sempre teve um carinho e atenção especial a seus familiares que a visitavam com frequência depois que veio morar aqui no Rio Grande do Sul, bem como ela gostava de ir até suas famílias.

Apesar de sua disposição, seu coração estava enfraquecendo rapidamente. Veio para vacaria/RS as fim de fazer mais exames e estar mais peto de tratamento e recursos que se fizessem necessários, mas aos poucos foi se entregando Àquele que sempre foi seu pastor e por isso nada temia. Partiu celebrando sua Páscoa no dia 11 de junho de 2024 contando com 89 anos de vida e 68 anos de Vida Consagrada como Irmã de São José de Chambéry.

 

Ir. Benjamina, gratidão pela sua vida doada a tantas pessoas que necessitavam. Receba de Deus a recompensa desta jornada bem vivida aqui na terra. Junto de Deus, intercedo pelos familiares que você tanto amou, por nós Irmãs de São José e por todas as necessidades do povo de Deus. Descanse na paz do Senhor.  

 

Após missa de corpo presente celebrada na Capela Sagrada Família, o corpo de Ir. Benjamina foi sepultado no Jazigo das Irmãs de São José, no Cemitério Santa Clara em Vacaria/RS.

 

 

 

 

                            Vacaria/RS, 11 de junho de 2024.