O Projeto Transformação surgiu em 2007, tendo por inspiração os ideais da Campanha da Fraternidade, ano que teve como tema Fraternidade e Amazônia e como lema Vida e Missão neste chão. A arquidiocese de Passo Fundo, por meio da Cáritas, propôs como gesto concreto a criação do Projeto TransformAção, terminologia que agrega: transformar, formar e agir. Com esse desafio nasceu a proposta do Projeto Transformação. Foi lançada e obteve e adesão de outras instituições da Igrega Católica e Congregações Religiosas com sede em Passo Fundo, RS. Por unamidade, cunharam o mote: cuidar da vida, cuidar da natureza e cuidar das pessoas. Com esse mote, o projeto reuniu: “[...] o compromisso e o desafio cada vez mais urgente de preservar e recuperar o meio ambiente em que vivemos, buscando articular a necessidade do cuidado da vida, educar para a convivência sadia do ser humano com a natureza, construir alternativas à exploração do meio ambiente e dimiuir o impacto ambiental em nosso meio, ajudando na construção da dignidade humana das famílias, com geração de trabalho e renda através da reciclagem de materiais. (Projeto Transformação, 2017, p. 11)”.
Em seus treze anos de atuação o Projeto Transformação segue vivo, atuante e mantendo seu legado fundacional. Mantém-se por meio do apoio das suas entidades fundadores que criaram uma Associação, denominada Associação das Entidades do Projeto Transformação. Organiza a sua atuação voltada a dar “corpo” ao seu mote. Em seu Plano de Ação Anual, fomenta sua atuação por dele, do objetivo geral e dos programas. O objetivo geral está expresso do seguinte modo: Congregar pessoas jurídicas e físicas com o propósito de promover atividades direcionadas à articulação da preservação do meio ambiente e inclusão social, tendo como objetivo principal cuidar da vida, cuidar da natureza cuidar das pessoas.
Os programas reúnem as linhas gerais de atuação do Projeto Transformação, sendo seis ao todo. Destes, um programa tem atuação mais interna e os demais estabelecem diversas diálogos e relações com público interno e externo, gerando maior vínculo social. O programas denominam-se: educação socioambiental, cooperativismo, crianças e adolescentes, políticas públicas, comunicação e marketing, institucional.
Em sua atuação nos diferentes programas que marcam a insidência em Passo Fundo, o Projeto TransformAção desenvolve ações integradas e, neste ano, uniu os programas Cooperativismo, que tem o acompanhamento a quatro grupos de reciclagem (RECIBELA, COOTRAEMPO, COAMA e AREVI), com Crianças e Adolescentes (65 crianças e adolescentes com atividades no turno inverso escolar). Dessa aproximação nasceu o Cartão de Natal que passou por muitas mãos e um por processo concreto de transformação do material coletado por um grupo de recicladores. Da coleta veio o processo da reciclagem, transformando materiais em folhas, seguida de pintura, arte, desenho e escrita pelas crianças e adolescentes assistidas.
O Cartão foi uma forma simples de expressar gratidão a todos os colaboradores do Projeto TransformAção. Juntado a uma Carta, expressou a todos que a forma de AGRADECIMENTO é SIMPLES, mas que expressa o ESFORÇO E RESULTADO DO TRABALHO em fazer com que os IDEAIS DE EMANCIPAÇÃO DAS PESSOAS E COMPROMMISSO CONCRETO COM A VIDA E CUIDADO DO PLANETA SE TRANSFORMEM EM PRÁTICAS VIVIDAS E DESEJÁVEIS À SOCIEDADE, mantendo vivo o legado: Cuidar da Vida, Cuidar na Natureza e Cuidar das Pessoas.
A presente iniciativa obteve a cobertura da RBS TV no Jornal do Almoço com cobertura estadual (JÁ/RS) e Jornal O Nacional, edição impressa da cidade de Passo Fundo, com alcance regional.
Iltomar Siviero
Coordenador de Formação no Projeto TransformAção em Passo Fundo-RS
Encaminhado por Nilva Rosin
Pessoa de contato da JPIC e representa o Núcleo São José/ISJC-Brasil