Associação Cidadania São José
A Associação Cidadania São José (ACSJ), coordenada e dinamizada pelas Irmãs de São José de Chambéry, tem como missão promover a dignidade humana e o direito à cidadania, multiplicando ações de geração de renda, inclusão e responsabilidade social em meios populares amenizando as desigualdades sociais. Está localizada no bairro Liberdade II, Rua Espinosa, nº 428, em Teixeira de Freitas - Bahia, mas atende aos moradores de diversos bairros da cidade.
O Liberdade II é um dos bairros considerados com alto índice de violência e desrespeito à vida, como exploração de crianças e adolescentes pelo tráfico de drogas, abuso sexual e prostituição infantil, gravidez precoce. Os dados podem ser verificados nas estatísticas do órgão do Ministério da Saúde do Governo Federal para o ano de 2011 (DATASUS/CREAS). Outros dados socioeconômicos mostram grande número de pessoas vivendo na/ou abaixo da linha de pobreza. Às pessoas, nesta situação, é destinado um auxílio, através do Programa Bolsa Família. O Valor baixíssimo varia de R$ 85,00 a R$ 195,00 e é insuficiente para superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.
Associação Cidadania São José (ACSJ) trabalha com um número considerável de mulheres, através do desenvolvimento de atividades que possibilitam gerar sua própria renda, para que não fiquem à mercê dos seus companheiros. São comuns relatos de mulheres agredidas, violentadas e, algumas vezes, espancadas por eles passando todo tipo de humilhações, de violências físicas e psicológicas. Subjugadas e sem direito à proteção, se submetem aos abusos, com medo de denunciar por temer o futuro.
As atividades no projeto tiveram início a 16 de setembro de 2006. Anualmente, são atendidas entre 200 e 300 crianças, além de jovens e mulheres, provindas de 60 a 80 famílias. Oficinas e cursos (violão, pintura em tecido, corte e costura, desenho, crochê, leitura e dinâmicas pedagógicas, capoeira, informática etc.) são disponibilizados todos os anos, atingindo indiretamente, além das famílias envolvidas, mais de 3.300 pessoas na comunidade, na escola e nas comunidades vizinhas.
A instituição tem credibilidade da sociedade local pela seriedade e transparência com que atuam as Irmãs de São José e colaboradores que desenvolvem as oficinas, como também, pelo resultado percebido através da mudança de vida e comportamento dos beneficiários atendidos.
Ir. Maria de Lourdes Mattiello - Teixeira de Freitas/ Bahia